TEMAS 4 e 2
Piroverões, a tragédia de Pedrógão Grande e o luto histriónico de uma certa direita
Portugal é um país de piroverões — verões com incêndios rurais devastadores — durante os quais ardem dezenas, por vezes
centenas, de milhar de hectares de mato e floresta, são destruídos muitos bens
diversos (casas, alfaias agrícolas, viaturas, etc.), morrem amiúde cabeças de gado e chega a morrer gente, em
particular bombeiros. Por exemplo, entre 1975 e 2013 arderam 4,3 milhões de hectares, quase metade da área total do país, contribuindo desta forma para a delapidação ambiental e económica de grandes zonas do país. Cerca de 70% dos fogos em meio rural acontecem em áreas que tinham já ardido pelo menos uma vez. Entre 2002 e 2013, morreram, devido aos incêndios, 97 pessoas, 51 delas bombeiros.
As condições permanecentes propiciadoras deste facto recorrente dos últimos 40 anos são bem conhecidas dos investigadores da floresta portuguesa e do mundo
rural português, alguns dos quais as explicaram em linguagem acessível ao
grande público. É o caso, por exemplo,
da Proposta Técnica para o Plano Nacional
de Defesa da Floresta (2005), elaborada pelo Instituto Superior de
Agronomia para a Agência para a Prevenção dos Incêndios Florestais. Relatório
Final, Volumes 1 e 2 (coordenação do professor universitário e engenheiro silvicultor José Miguel Cardoso Pereira e do engenheiro João Basto); do Relatório Final da Missão
dos Peritos Norte-Americanos
Mark Beighley & Michael Quesinberry, do USDA Forest Service, publicado, em Março de 2005, pela Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento; do estudo Incêndios Florestais em Portugal. Caracterização, Impactes, Prevenção (2006), publicado pelo Instituto Superior de Agronomia, Universidade Técnica de Lisboa (coordenação de João Santos Pereira, José M. Cardoso Pereira, Francisco Castro Rego, João M. Neves Silva e Tiago Pereira da Silva); da Reflexão sobre os sistemas de protecção e combate aos incêndios rurais (2006), elaborado pelo Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável (CNADS); ou dos artigos de divulgação do professor universitário e engenheiro florestal Paulo Fernandes (p.ex. “«Eucaliptização» e vulnerabilidade aos incêndios” [ambio.blogspot.com, 31-01-2006] e “«Árvores bombeiras» também apagam os fogos” [Eco, 19-06-2017]), do arquitecto paisagista Henrique Pereira dos Santos (p.ex. “Carta Aberta ao Professor Jorge Paiva sobre incêndios florestais” [ambio.blogspot.com, 8-09-2013] e “Imprevisível?” [Público, 26-06-2017]), e do investigador principal aposentado e biólogo Jorge
Paiva (p.ex. “Os incêndios e a desertificação do Portugal florestal” [Público, 23-01-2006] e “Como passámos a
ter estradas onde corremos o risco de ser incinerados” [Público, 20-06-2017]).
Essas condições permanecentes propiciadoras de piroverões — para além das condições atmosféricas favoráveis (como maior calor, secura e vento mais forte) características de um pequeno número de dias no período de Verão — podem ser resumidas em poucas linhas: (i) péssimo
ordenamento florestal (em particular, a florestação mono-específica, contínua e
contígua, com árvores de espécies cuja biomassa morta se decompõe lentamente e que acumulam combustível com rapidez e em quantidade, como o pinheiro-bravo [31,2% da área florestal] e o eucalipto [24,4% da área florestal]), com grandes manchas em estado de abandono ou sub-gestão, (ii) êxodo rural das populações que viviam da agricultura de subsistência e da silvopastorícia, com o grande decréscimo concomitante da utilização que essas populações e os seus animais faziam da biomassa, (iii) despovoamento das regiões do interior, sobretudo nas regiões florestais onde prevalece o
minifúndio, e envelhecimento da população residual aí residente, (iv) incumprimento da legislação de prevenção contra incêndios rurais (não
só no que respeita às florestas, mas também no que respeita aos perímetros de
segurança em torno das casas e das povoações rurais, aos corredores de segurança ao longo das bermas das
estradas e linhas de caminho-de-ferro, e às faixas de protecção das linhas da rede eléctrica), (v) instabilidade institucional e delapidação técnica e funcional dos serviços florestais (engenheiros
florestais e silvicultores, técnicos de análise do fogo, guardas e sapadores florestais), (vi) baixa eficácia da prevenção e gestão dos fogos rurais, resultante da desarticulação dos três pilares de defesa da floresta contra os incêndios (os pilares da prevenção estrutural, vigilância e detecção, e supressão, respectivamente a cargo do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas [ICNF], da Guarda Nacional Republicana [GNR], e da Autoridade Nacional da Protecção Civil [ANPC]) que carecem de um organismo de coordenação e comando unificado e de uma doutrina coerente de intervenção integrada assente na interdependência desses três pilares.
Bombeiros no incêndio de Pedrógão Grande |
Sem actuar sobre estas condições diversas continuaremos a ter piroverões. Mais,
ficou agora claro que a situação chegou a um ponto tal que se corre o risco de
morrer carbonizado mesmo numa estrada nacional. Foi o que sucedeu na estrada nacional 236-1, onde morreram 47 pessoas presas
das chamas e asfixiadas pelo fumo, a maioria das quais em pouco mais de um quilómetro, no troço que liga Castanheira
de Pera a Figueiró dos Vinhos. Registaram-se ainda 16 mortes em várias
povoações de pessoas que não puderam ser salvas ou evacuadas a tempo, 254 feridos e um bombeiro que acabou por falecer.
Carcaças de automóveis de pessoas que morreram na EN 236-1 vítimas do incêndio de Pedrogão Grande |
A meteorologia
Será certamente necessário esclarecer cabalmente
as condições que terão permitido tão elevado número de vítimas mortais em tão
curto espaço e em tão pouco tempo. Já existem informações suficientes para se
efectuar um balanço preliminar dessa horrível tragédia.
Comecemos pela meteorologia. O Instituto
Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) produziu um esclarecimento a pedido do
primeiro ministro (http://www.portugal.gov.pt/pt/pm/noticias/20170627-pm-incendio-pedrogao-grande.aspx) onde se pode ler
nomeadamente o seguinte:
Neste
sentido, o sistema de previsão meteorológico para as condições de superfície [na região de Pedrógão Grande, Castanheira de Pera e
Figueiró dos Vinhos], funcionou de forma
correta, dentro de margens de erro expectáveis, definindo o quadro sinóptico de
tempo muito quente, com temperaturas máximas muito elevadas, próximas de 40ºC,
temperaturas mínimas igualmente elevadas, humidade relativa muito baixa, vento
fraco ou moderado nos locais elevados, e condições de instabilidade, com
possibilidade de ocorrência de aguaceiros de trovoadas durante a tarde. Do
mesmo modo confirma-se que os níveis de avisos emitidos estavam de acordo com
as regras fixadas entre o IPMA e a ANPC.
No
que diz respeito às condições excecionais que determinaram situações no terreno
de excecional gravidade, estamos convictos que foram o resultado da conjugação
da dinâmica do próprio incêndio e dos efeitos da instabilidade atmosférica,
gerando “downburst”, ou seja, vento de grande intensidade que se move
verticalmente em direção ao solo, que após atingir o solo sopra de forma radial
em todas as direções. Este fenómeno é por vezes confundido com um tornado, e
tem um grande impacto em caso de incêndio florestal por espalhar fragmentos em
direções muito diversas.
De
acordo com as informações já recolhidas pelo IPMA, o desencadeamento e/ou a
propagação do incêndio poderão ter sido amplificados pela conjugação dos
fatores descritos, e a importância excecionalmente elevada de efeitos locais
relacionados com fenómenos de convecção atmosférica associados à humidade muito
reduzida, e a dinâmica induzida pelo próprio incêndio.
Esta
situação tão complexa e excecional está a ser objeto de um estudo aprofundado.
Foi já nomeada uma comissão coordenada pelo Dr. Nuno Moreira, Chefe de Divisão
de Previsão. Este estudo está a ser realizado no IPMA, e quando estiver
terminada será de imediato enviado.
Aguardemos pois pela conclusão desse estudo.
O
condicionamento do trânsito rodoviário
O Comando Geral da GNR considerou, numa
resposta oficial enviada ao primeiro ministro em 20-06-2017 (http://www.portugal.gov.pt/pt/ pm/noticias/20170627-pm-incendio-pedrogao-grande.aspx), que a EN 236-1 (nomeadamente nos troços onde morreram as referidas 47 pessoas) foi atingida de forma “inesperada e assustadoramente repentina,
surpreendendo todos.”
IC8 perto de Pedrógão Grande e do desvio para a EN 236-1. Vêm-se claramente as temíveis "línguas de fogo" descritas por muitos habitantes locais. Foto de Paulo Cunha. EPA. |
A GNR assumiu que a EN 236-1 foi indicada como uma alternativa ao IC8, “porque não havia qualquer indicador ou informação que apontasse para a existência de um risco potencial ou efectivo em seguir esta estrada (EN 236-1) em qualquer dos sentidos. Acresce, ainda, referir que o acesso à EN 236-1 se faz a partir de múltiplos locais, muitos deles provenientes de pequenas localidades e propriedades existentes nas proximidades e não apenas a partir do IC8.”
Por conseguinte, entre as questões mais candentes a averiguar está o funcionamento do sistema de
comunicações de emergência, em particular o SIRESP.
As
comunicações de emergência
O SIRESP (Sistema
Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Portugal), é “um sistema único de comunicações,
baseado numa só infraestrutura de telecomunicações nacional, partilhado, que
deve assegurar a satisfação das necessidades de comunicações das forças de
segurança e emergência, satisfazendo a intercomunicação e a interoperabilidade
entre as diversas forças e serviços e, em caso de emergência, permitir a
centralização do comando e da coordenação” (Resolução do Conselho de Ministros, nº56/2003).
A rede SIRESP é baseada na tecnologia de comunicações “trunking digital TETRA (Terrestrial Trunking Radio)” de acordo com o padrão europeu desenvolvido pelo ETSI (European Telecommunications Standards Institute). É constituída por 7 comutadores, 550 Estações Base, 52 salas de despacho e duas Estações Móveis.
A rede SIRESP é baseada na tecnologia de comunicações “trunking digital TETRA (Terrestrial Trunking Radio)” de acordo com o padrão europeu desenvolvido pelo ETSI (European Telecommunications Standards Institute). É constituída por 7 comutadores, 550 Estações Base, 52 salas de despacho e duas Estações Móveis.
Regra geral, a ANPC (Autoridade Nacional
de Protecção Civil), a GNR, a PSP, os bombeiros, o INEM, são as entidades que
usam mais frequentemente o SIRESP. Mas há muitas outras que também o fazem. Ao todo,
a rede está ao dispor de mais de 50 entidades e está dimensionada para suportar 53.500 potenciais
utilizadores.
"Terminal" (telemóvel) do SIRESP. Foto de Nuno André Ferreira. Lusa |
A rede SIRESP resultou de uma parceria pública-privada (PPP) entre o Ministério da Administração Interna e uma empresa privada, a SIRESP S.A, um consórcio constituído de raíz para este efeito. O consórcio era chefiado pela Sociedade Lusa de Negócios (SLN, hoje Galilei, uma sociedade
insolvente com milhões de euros de dívidas ao Estado português) que detinha o
Banco Português de Negócios (BPN) de Oliveira Costa.
Foi o XVI governo constitucional (PPD-PSD[Santana Lopes]/CDS-PP [Paulo Portas]), quando já estava demissionário, que assinou, em 23 de Fevereiro de 2005, o despacho de adjudicação do contrato do SIRESP com a SIRESP S.A, num valor inicial de 540 milhões de euros (Paulo Pena. Público. 23-06-2007).
A SIRESP S.A integra na sua estrutura accionista, além da SLN, a PT Participações (entretanto adquirida pela empresa franco-israelita Altice), a Motorola, que forneceu a tecnologia, a Esegur (empresa do antigo Banco Espírito Santo, hoje Novo Banco) e a Datacomp, outra empresa do universo SLN/Galilei. «Estes associados, conhecidos pelas suas ligações ao poder político, representam o pior da promiscuidade no nosso regime económico e político, como hoje todos sabemos. Esta é sem dúvida uma das razões da má fama do SIRESP», observou Fernando Alexandre, o membro do XIX governo constitucional (Passos Coelho[PSD]/Paulo Portas[CDS]) encarregado de renegociar o SIRESP em 2014. Acresce referir, como prova suplementar dessa promiscuidade, que este negócio foi feito sem consulta pública e sem concurso público. As empresas que constituiram o consórcio que deu origem à SIRESP S.A foram todas convidadas a chegar-se à frente para negociar com o Estado.
Foi o XVI governo constitucional (PPD-PSD[Santana Lopes]/CDS-PP [Paulo Portas]), quando já estava demissionário, que assinou, em 23 de Fevereiro de 2005, o despacho de adjudicação do contrato do SIRESP com a SIRESP S.A, num valor inicial de 540 milhões de euros (Paulo Pena. Público. 23-06-2007).
A SIRESP S.A integra na sua estrutura accionista, além da SLN, a PT Participações (entretanto adquirida pela empresa franco-israelita Altice), a Motorola, que forneceu a tecnologia, a Esegur (empresa do antigo Banco Espírito Santo, hoje Novo Banco) e a Datacomp, outra empresa do universo SLN/Galilei. «Estes associados, conhecidos pelas suas ligações ao poder político, representam o pior da promiscuidade no nosso regime económico e político, como hoje todos sabemos. Esta é sem dúvida uma das razões da má fama do SIRESP», observou Fernando Alexandre, o membro do XIX governo constitucional (Passos Coelho[PSD]/Paulo Portas[CDS]) encarregado de renegociar o SIRESP em 2014. Acresce referir, como prova suplementar dessa promiscuidade, que este negócio foi feito sem consulta pública e sem concurso público. As empresas que constituiram o consórcio que deu origem à SIRESP S.A foram todas convidadas a chegar-se à frente para negociar com o Estado.
Segundo Fernando Alexandre, a opção por uma parceria público-privada no caso
do SIRESP, «foi um excelente negócio
para os privados envolvidos.» O que se compreende perfeitamente se tivermos em
conta que a SIRESP S.A distribuiu, em 2016, 6,675 milhões de euros em
dividendos aos seus accionistas e que registou mais de 3 milhões de euros de
lucros em 2015. Saliente-se também que entre 2007 e 2013 (segundo os últimos dados disponíveis recolhidos por Joaquim Miranda Sarmento, um estudioso das PPP), os lucros depois de impostos desta PPP foram superiores em cerca de 10 milhões de euros ao que estava projectado no caso base financeiro.
Os afortunados accionistas da SIRESP S.A contam com a ajuda (involuntária) dos contribuintes portugueses para continuarem a auferir dividendos dessa ordem de grandeza, já que o SIRESP custa anualmente ao erário público cerca de 40 milhões de euros a pagar até 2021, mesmo depois das renegociações de 2006 e de 2015 do contrato feito inicialmente com a SIRESP S.A.
A primeira renegociação foi feita pelo XVII governo constitucional, um governo PS (1º ministro José Sócrates). Foi conduzida por António Costa (que era então ministro de Estado e da Administração Interna), que, com base num parecer da Procuradoria Geral da República, anulou, em 2 de Maio de 2005, a adjudicação feita pelo governo PSD[Santana Lopes]-CDS [Paulo Portas] ao consórcio SIRESP S.A, tendo reaberto a negociação com o mesmo consórcio, com o qual assinou um novo contrato a 28 de Junho de 2006. A segunda renegociação com o mesmo consórcio foi iniciada em 2014, pelo XIX governo constitucional, um governo PSD[Passos Coelho]-CDS[Paulo Portas]. Foi conduzida pelo referido Fernando Alexandre, então secretário de Estado adjunto do Ministério da Administração Interna desse governo, mas não chegou ao seu termo. Foi concluída pelo actual governo PS (XXI governo constitucional), chefiado por António Costa, em Dezembro de 2015.
Note-se que nenhum destes governos abriu concurso público para o SIRESP. Decidiram todos renegociar com o mesmo consórcio ao qual foram atribuídas, em 2005, sem concurso público, a concepção, fornecimento, montagem, construção, gestão e manutenção de uma rede de comunicação baseada na tecnologia TETRA. A razão invocada pelos três governos envolvidos para procederem desta forma teve a ver com “o carácter excepcional e de segurança” desta tecnologia e do serviço em causa, um argumento de validade muito duvidosa tanto do ponto de vista jurídico como do ponto de vista tecnológico.
As duas renegociações referidas permitiram abater 50 milhões e 25 milhões de euros, respectivamente, ao valor total de 580 milhões de euros acordado no início do contrato com o consórcio (2005). No entanto, apesar destas renegociações, «o contrato do SIRESP continua a ser mau para o Estado», como reconhece o próprio Fernando Alexandre (F. Alexandre. “SIRESP: o país numa rede de interesses”. Eco-Economia On-line, 22-06-2017).
Os afortunados accionistas da SIRESP S.A contam com a ajuda (involuntária) dos contribuintes portugueses para continuarem a auferir dividendos dessa ordem de grandeza, já que o SIRESP custa anualmente ao erário público cerca de 40 milhões de euros a pagar até 2021, mesmo depois das renegociações de 2006 e de 2015 do contrato feito inicialmente com a SIRESP S.A.
A primeira renegociação foi feita pelo XVII governo constitucional, um governo PS (1º ministro José Sócrates). Foi conduzida por António Costa (que era então ministro de Estado e da Administração Interna), que, com base num parecer da Procuradoria Geral da República, anulou, em 2 de Maio de 2005, a adjudicação feita pelo governo PSD[Santana Lopes]-CDS [Paulo Portas] ao consórcio SIRESP S.A, tendo reaberto a negociação com o mesmo consórcio, com o qual assinou um novo contrato a 28 de Junho de 2006. A segunda renegociação com o mesmo consórcio foi iniciada em 2014, pelo XIX governo constitucional, um governo PSD[Passos Coelho]-CDS[Paulo Portas]. Foi conduzida pelo referido Fernando Alexandre, então secretário de Estado adjunto do Ministério da Administração Interna desse governo, mas não chegou ao seu termo. Foi concluída pelo actual governo PS (XXI governo constitucional), chefiado por António Costa, em Dezembro de 2015.
Note-se que nenhum destes governos abriu concurso público para o SIRESP. Decidiram todos renegociar com o mesmo consórcio ao qual foram atribuídas, em 2005, sem concurso público, a concepção, fornecimento, montagem, construção, gestão e manutenção de uma rede de comunicação baseada na tecnologia TETRA. A razão invocada pelos três governos envolvidos para procederem desta forma teve a ver com “o carácter excepcional e de segurança” desta tecnologia e do serviço em causa, um argumento de validade muito duvidosa tanto do ponto de vista jurídico como do ponto de vista tecnológico.
As duas renegociações referidas permitiram abater 50 milhões e 25 milhões de euros, respectivamente, ao valor total de 580 milhões de euros acordado no início do contrato com o consórcio (2005). No entanto, apesar destas renegociações, «o contrato do SIRESP continua a ser mau para o Estado», como reconhece o próprio Fernando Alexandre (F. Alexandre. “SIRESP: o país numa rede de interesses”. Eco-Economia On-line, 22-06-2017).
Há muitas razões para isso. Uma delas é
o contrato, que tem uma duração de 15 anos (2006-2021), não ter uma cláusula de fiscalização e acompanhamento da instalação
dos equipamentos. Em contrapartida, «o contrato tem um anexo (o anexo nº 29) de
penalizações que faz com que o valor a pagar pelo Estado apenas se reduza em
casos em que o sistema falhe durante vários dias, o que significa que no caso
de Pedrógão Grande, não se afigura que as cláusulas de penalização possam ser
accionadas» ( Joaquim Miranda Sarmento. “A história do SIRESP em números”. Eco-Economia On-line, 22-06-2017).
Além disso, o contrato tem uma
cláusula que é usual nas PPP, mas que não faz sentido nenhum no caso em apreço:
a alocação do risco qualificado de “acts of God” (ou seja, a ocorrência de desastres
naturais) ficou do lado do Estado. Esta cláusula é o meio habitual através do qual os
capitalistas que entram numa PPP que se propõe construir uma auto-estrada ou uma
ponte tratam de proteger o seu investimento caso ocorra uma calamidade — por exemplo, um terramoto. Porém, no caso do
SIRESP, a existência dessa cláusula mostra que houve negligência na elaboração do contrato, dado que o
objectivo do sistema é precisamente que ele funcione em caso de calamidade. «Esta cláusula iliba qualquer responsabilidade da
empresa privada no falhanço que ocorreu no fim-de-semana do incêndio [de Pedrógão Grande]» (Joaquim Miranda
Sarmento, ibidem).
Há outras razões ainda para afirmar que
o contrato do SIRESP continua a ser mau para o Estado.
Uma delas é o facto deste sistema ainda não actuar como uma rede de comunicação única de âmbito nacional entre as várias entidades que a utilizam ou que a deveriam utilizar. Por exemplo, o governo regional dos Açores gastou milhões de euros a montar um sistema de comunicações de emergência paralelo para a protecção civil (a PSP e a GNR utilizam o SIRESP) cuja manutenção é feita por uma empresa privada local (cf. Fernando Alexandre, ibidem). Uma outra razão prende-se com o facto de o SIRESP continuar a revelar dificuldades e falhas de operação, como aliás alguns intervenientes alegam ter sucedido nos recentes incêndios do distrito de Leiria. É o caso, por exemplo, do comandante dos bombeiros voluntários de Pedrógão Grande, Augusto Arnault (Jornal de Notícias, 27-06-2007) e do comandante dos bombeiros voluntários de Castanheira de Pêra, José Domingos (Lusa, 27-06-2017). Ambos afirmaram ter havido falhas no SIRESP no combate aos incêndios nestes concelhos.
Uma delas é o facto deste sistema ainda não actuar como uma rede de comunicação única de âmbito nacional entre as várias entidades que a utilizam ou que a deveriam utilizar. Por exemplo, o governo regional dos Açores gastou milhões de euros a montar um sistema de comunicações de emergência paralelo para a protecção civil (a PSP e a GNR utilizam o SIRESP) cuja manutenção é feita por uma empresa privada local (cf. Fernando Alexandre, ibidem). Uma outra razão prende-se com o facto de o SIRESP continuar a revelar dificuldades e falhas de operação, como aliás alguns intervenientes alegam ter sucedido nos recentes incêndios do distrito de Leiria. É o caso, por exemplo, do comandante dos bombeiros voluntários de Pedrógão Grande, Augusto Arnault (Jornal de Notícias, 27-06-2007) e do comandante dos bombeiros voluntários de Castanheira de Pêra, José Domingos (Lusa, 27-06-2017). Ambos afirmaram ter havido falhas no SIRESP no combate aos incêndios nestes concelhos.
A
Autoridade Nacional da Protecção Civil
As afirmações destes dois comandantes de
bombeiros foram corroboradas pela Autoridade Nacional da Protecção Civil
(ANPC).
Elementos e viaturas da Autoridade Nacional de Protecção Civil. Foto de Daniel Rocha |
Num relatório produzido em 22 de Junho
de 2017 a pedido do primeiro ministro (http://www.portugal.gov.pt/pt/pm/noticias/20170627-pm-incendio-pedrogao-grande.aspx) a ANPC começa por esclarecer que utiliza nas suas
comunicações não só a rede SIRESP, mas também mais duas redes de banda alta, a
saber: a Rede Estratégica da Protecção Civil (REPC) e a Rede de Operações dos
Bombeiros (ROB). A ANPC dispõe ainda de um Sistema de Apoio à Decisão
Operacional (SADO). Este sistema permite registar, entre outros parâmetros, a
sequência ordenada dos principais acontecimentos e decisões operacionais.
Com base no sistema SADO, a ANPC pôde
registar várias falhas do sistema SIRESP no teatro de operações (os concelhos afectados pelos incêndios, em particular o de Pedrógão Grande) desde
as 19:45 horas do dia 17 de Junho até ao dia 20 de Junho. Por forma a minimizar
as falhas da rede SIRESP, a ANPC utilizou as comunicações de redundância, REPC
e ROB, conforme se pode constatar na fita do tempo do SADO.
A título de exemplo, merece um destaque
especial a queda de três “sites” (estações base) da rede SIRESP (a saber, Serra da
Lousã, Malhadas, Pampilhosa da Serra) que ocorreu entre as 21:12 h e as 21:16 h
de 17 de Junho. Este facto, que afectou as comunicações, levou a ANPC a
solicitar ao SIRESP, às 21:29 h, a mobilização de duas estações móveis (EM). O
SIRESP informou então a ANPC que a estação móvel 1, pertencente à GNR, se
encontrava inoperacional e que a estação móvel 2, pertencente à PSP, se
encontrava em reparação na empresa UNIVEX, pelo que não era possível, no
momento, a sua mobilização para a zona de Pedrógão Grande. Isso só viria a
acontecer no dia 18 de Junho às 5:50h. Além
das estações base supra referidas, cumpre mencionar o facto de as estações
base de Pedrogão Grande e de Figueiró dos Vinhos terem ficado inoperacionais às 00:51 e às 4:12 do dia 18 de Junho. A
estação base da rede SIRESP de Pedrógão Grande só ficou de novo operacional às 12h de 19 de
Junho.
Pedrógão Grande. Foto de Miguel Vidal. Reuters. |
Vale a pena acrescentar, para a boa compreensão do que acaba de ser dito, que existem duas Estações Móveis (EM)
auto-transportadas, com ligação satélite que permite conexão com a rede SIRESP.
São geridas pela SGMAI e estão confiadas uma à PSP e a outra à GNR. Quando
alguma entidade utilizadora da rede SIRESP necessita de reforço de cobertura ou
resolução de alguma falha temporária das estações base solicita ao Centro de Operação e Gestão
(COG) da SGMAI, que funciona em regime 24/7, a activação de uma ou das duas EM,
seguindo-se a aplicação de um conjunto de procedimentos operacionais definidos.
Estação móvel do SIRESP. Foto de Daniel Rocha |
A ANPC conclui o seu relatório com a
seguinte afirmação:
O
impacto da interrupção da rede SIRESP fez-se sentir, sobretudo ao nível do
comando e controlo das operações por não permitir, em tempo, o fluxo de
informação entre os operacionais e o posto de comando, situações que foram
supridas com recurso às redes redundantes já referidas, permitindo assegurar
as comunicações associadas à operação.
A
Secretaria Geral do MAI
No relatório da Secretaria-Geral do
Ministério da Administração Interna (SGMAI) sobre o incêndio de Pedrógão Grande
e rede SIRESP em 17 de Junho (http://www.portugal.gov.pt/pt/pm/noticias/20170627-pm-incendio-pedrogao-grande.aspx) pode ler-se:
Os
procedimentos operacionais estabelecidos em vigor na SGMAI e em particular no COG
[Centro de Operação e Gestão] foram cumpridos. Após
o pedido para activar as EM [Estações Móveis]
à SGMAI pelas 21:15 pelo Chefe de Gabinete SEAI[Secretário de Estado da
Administração Interna] e pelas 21:29 pela ANPC [Autoridade
Nacional de Protecção Civil] o devido procedimento
foi activado. Nesse momento era já impossível ter a EM em Pedrogão Grande a
tempo de ajudar a minorar as ocorrências que resultaram em mortes. O tempo
necessário optimizado para que a EM se deslocasse e iniciasse serviço é de
4:00. A EM face à hora em que foi solicitada nunca poderia ter chegado a
Pedrogão Grande antes das 01:15. As mortes [na EN 263-1 ?], pela análise da fita do tempo da ANPC, terão ocorrido
até às 22:30.
Nessas circunstâncias, o relatório da SGMAI formula uma
crítica à Autoridade Nacional de Protecção Civil:
A
ANPC (Autoridade Nacional de Proteção Civil) ao verificar que a situação se
estava a tornar excecional requisitando mais meios de combate ao incêndio,
deveria também em simultâneo ter solicitado preventivamente a mobilização da
estação móvel [EM] em tempo
útil, mesmo antes de alguma estação rádio fixa se encontrar em modo local.
Confesso que não entendo a razão de ser desta crítica,
visto que a ANPC afirma no seu relatório ter solicitado ao SIRESP a mobilização
das estações móveis alguns minutos depois deste lhe ter comunicado a queda das
estações base da Serra da Lousã, Malhadas e
Pampilhosa da Serra.
A SIRESP S.A
Importa, portanto, perceber, em
concreto, que equipamentos do SIRESP foram afectados pelos incêndios, a que
horas, durante quanto tempo esteve o sistema fora de serviço, que consequências
resultaram dessa inoperância, que meios ‘redundantes’ têm os elementos no terreno
ao seu dispor, de que forma (se é que existe alguma) pode o SIRESP ser protegido
contra estes incidentes recorrentes que resultam em falhas da rede.
A resposta a estas perguntas pode ser
colhida, em grande parte, nos relatórios já mencionados. Os relatórios da ANPC
e da SGMAI apontam ambos, como vimos, para falhas (graves?) na rede SIRESP. Para
aprofundar esta e outras questões conexas, o primeiro ministro, António Costa,
ordenou à SIRESP S.A, em 23 de Junho, com carácter de urgência, um relatório de
desempenho da rede SIRESP durante o incêndio florestal de Pedrógão Grande (17 a
22 de Junho).
O extenso relatório da SIRESP S.A (24 páginas com mais 17 de anexos) foi publicado no portal do governo em 27 de Junho (http://www.portugal. gov.pt/pt/pm/documentos/20170627-pm-rel-siresp.aspx). Com base na informação reportada e analisada, o
relatório conclui que “não houve
interrupção no funcionamento da rede SIRESP, nem houve nenhuma Estação Base que
tenha ficado fora de serviço durante o incêndio” (p. 23).
Esta é deveras uma conclusão espantosa, tendo
em conta os relatórios da ANPC e da SGMAI, assim como as declarações dos comandantes dos bombeiros voluntários de Pedrógão Grande e Castanheira de Pera. A menos que os autores do relatório do SIRESP joguem aqui com as palavras.
Por exemplo, das 16 estações base que cobrem a zona do incêndio, «verificou-se que 5 entraram em modo local (LST- Local Site Trunking), em virtude da destruição, pelo incêndio, dos cabos de fibra óptica e outros da rede de telecomunicações que asseguram contratualmente a ligação ao resto da rede» (secção 3.2. do Relatório de desempenho da rede SIRESP. Incêndio de Pedrógão Grande. 17 a 22 de Junho de 2017). Ora, é possível afirmar que este facto NÃO constitui «uma interrupção no funcionamento da rede SIRESP», visto que «embora em modo de serviço local (LST-Local Site Trunking), cada Estação Base garante a comunicação entre os operacionais no terreno na respectiva área de cobertura, sendo esta uma característica da tecnologia TETRA».(Relatório, ibidem). Na mesma ordem de ideias, é possível afirmar que «não houve interrupção na rede SIRESP», visto que «além do funcionamento em modo local, a tecnologia TETRA permite ainda que os operacionais comuniquem entre si no designado modo directo (walkie talkie)» (Relatório, ibidem).
Não sendo especialista em telecomunicações, não sou capaz de determinar o significado exacto a atribuir a estas afirmações, nem avaliar o verdadeiro alcance prático das argúcias técnicas que encerram. Seja como for, uma coisa é certa: há, como se constata, várias discrepâncias e incongruências entre os três relatórios — o da ANPC, o da SGMAI e o da SIRESP S.A. — no que diz respeito à operacionalidade da rede SIRESP. Acresce referir que, sendo a SGMAI, a ANPC e a SIRESP S.A. partes interessadas, os seus relatórios poderão sempre ser postos em dúvida com base no argumento de que “ninguém é bom juíz em causa própria”.
Por exemplo, das 16 estações base que cobrem a zona do incêndio, «verificou-se que 5 entraram em modo local (LST- Local Site Trunking), em virtude da destruição, pelo incêndio, dos cabos de fibra óptica e outros da rede de telecomunicações que asseguram contratualmente a ligação ao resto da rede» (secção 3.2. do Relatório de desempenho da rede SIRESP. Incêndio de Pedrógão Grande. 17 a 22 de Junho de 2017). Ora, é possível afirmar que este facto NÃO constitui «uma interrupção no funcionamento da rede SIRESP», visto que «embora em modo de serviço local (LST-Local Site Trunking), cada Estação Base garante a comunicação entre os operacionais no terreno na respectiva área de cobertura, sendo esta uma característica da tecnologia TETRA».(Relatório, ibidem). Na mesma ordem de ideias, é possível afirmar que «não houve interrupção na rede SIRESP», visto que «além do funcionamento em modo local, a tecnologia TETRA permite ainda que os operacionais comuniquem entre si no designado modo directo (walkie talkie)» (Relatório, ibidem).
Não sendo especialista em telecomunicações, não sou capaz de determinar o significado exacto a atribuir a estas afirmações, nem avaliar o verdadeiro alcance prático das argúcias técnicas que encerram. Seja como for, uma coisa é certa: há, como se constata, várias discrepâncias e incongruências entre os três relatórios — o da ANPC, o da SGMAI e o da SIRESP S.A. — no que diz respeito à operacionalidade da rede SIRESP. Acresce referir que, sendo a SGMAI, a ANPC e a SIRESP S.A. partes interessadas, os seus relatórios poderão sempre ser postos em dúvida com base no argumento de que “ninguém é bom juíz em causa própria”.
Apurar tudo o que sucedeu
Em
22 de Junho, Passos Coelho, presidente do PPD-PSD desde 2010, propôs a
constituição de uma comissão técnica de inquérito independente (uma proposta
inusitadamente sensata, tendo em conta a personalidade do proponente).
Embora a intenção da proposta não fosse a de obviar às dificuldades de interpretação suscitadas pelos relatórios da ANPC, da SGMAI e da SIRESP S.A, a verdade é que uma comissão técnica independente de avaliação é um meio idóneo de apurar todos os factos e todas as reponsabilidades de uma forma abrangente, exaustiva e integrada, superando assim a visão necessariamente parcelar e unilateral dos relatórios das diferentes entidades envolvidas nos incêndios e as discrepâncias de informação que possam existir entre eles sobre o mesmo assunto (e já vimos que existem).
Embora a intenção da proposta não fosse a de obviar às dificuldades de interpretação suscitadas pelos relatórios da ANPC, da SGMAI e da SIRESP S.A, a verdade é que uma comissão técnica independente de avaliação é um meio idóneo de apurar todos os factos e todas as reponsabilidades de uma forma abrangente, exaustiva e integrada, superando assim a visão necessariamente parcelar e unilateral dos relatórios das diferentes entidades envolvidas nos incêndios e as discrepâncias de informação que possam existir entre eles sobre o mesmo assunto (e já vimos que existem).
O
PS, o BE e o CDS concordaram com a ideia dessa comissão e votaram a seu favor. O PAN e o PEV abstiveram-se. O PCP votou contra por achá-la inútil. Para este partido é ao governo que cabe apurar o que
passou. Mas uma coisa não impede a outra. O governo tem feito o que se impunha
para averiguar o que se passou. Para além dos esclarecimentos e relatórios já
referidos, estão em curso, por sua iniciativa, vários inquéritos, que
produzirão também relatórios: o relatório final do IPMA, o relatório interno da
GNR, o inquérito à actuação da secretaria-geral da Administração Interna, que é
a entidade que gere o SIRESP, e uma auditoria global da rede SIRESP pedida ao
Instituto de Telecomunicações, um laboratório associado nacional. A comissão
técnica independente para apurar o sucedido nos incêndios da região centro (Pedrógão
Grande, Castanheira de Pera, Ansião, Alvaiázere, Figueiró dos Vinhos, Arganil,
Góis, Penela, Pampilhosa da Serra, Oleiros e Sertã), sendo de iniciativa
parlamentar, não se sobrepõe ao escrutínio conduzido
pelo governo, antes o alarga e complementa.
Essa
comissão técnica independente vai ser composta por doze investigadores de “reconhecidos
méritos nacionais e internacionais” e competências nas áreas da protecção civil,
prevenção e combate aos incêndios florestais, ciências climáticas, ordenamento
florestal e telecomunicações. Por consenso entre os partidos que apoiam a
constituição desta comissão de inquérito, seis desses investigadores serão
indicados pelo presidente da Assembleia da República e outros seis pelo
Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas. A comissão terá um mandato
de 60 dias, a partir da data de constituição, prorrogáveis por mais 30, até à conclusão
dos trabalhos.
Curiosamente,
uma parte dos colunistas apoiantes de Passos Coelho achou a ideia estapafúrdia e um peso-pesado do PSD chegou mesmo ao ponto de acusar Passos Coelho de fazer um frete ao governo de António Costa.
“Luto”, aqui, é código para “ganhar tempo”. Não
surpreende a cumplicidade dos partidos comunistas [sim, é mesmo
um plural] no arranjo. Não
surpreendem os esforços do PS na elaboração do arranjo. Não surpreende o aval
do PR ao arranjo, visto que já só os ceguinhos não vêem a verdadeira função do
prof. Marcelo. E não surpreende a ajuda das televisões e dos jornais à eficácia
do arranjo (Alberto Gonçalves. Observador, 24-06-2017).
Muito crítico da
investigação que o Governo decidiu avançar a partir do Parlamento — “é um
absurdo”, defendeu —, Marques Mendes acusa o PSD, que sugeriu esta comissão, de
ter sido “ingénuo” e de ter “lançado uma boia ao Governo”, alinhando num “Bloco
Central da asneira”. No Parlamento, avisou, “nada é rápido, tudo é politizado e
fica tudo em águas de bacalhau”. E António Costa, “que nunca aceitou nenhuma
sugestão do PSD, agora deu-lhe jeito” (Marques Mendes. Expresso,
25-06-2017).
A farsa, tudo indica, continuará na constituição de uma comissão independente a partir do parlamento. Sim, será composta por peritos — mas peritos escolhidos por partidos que têm interesses na matéria. Achar-se que uma comissão independente pode nascer da iniciativa dos partidos, que têm interesse em diluir as suas responsabilidades ou favorecer clientelas no sector da agricultura, é como acreditar que as vacas voam (Alexandre Homem Cristo. Observador, 26-06-2017).
A farsa, tudo indica, continuará na constituição de uma comissão independente a partir do parlamento. Sim, será composta por peritos — mas peritos escolhidos por partidos que têm interesses na matéria. Achar-se que uma comissão independente pode nascer da iniciativa dos partidos, que têm interesse em diluir as suas responsabilidades ou favorecer clientelas no sector da agricultura, é como acreditar que as vacas voam (Alexandre Homem Cristo. Observador, 26-06-2017).
Viva
o diabo e bem-vindas sejam a suas diabruras
Um comentador, de costume muito moderado nas suas opiniões, chamava a
atenção para o modo aparentemente muito pouco inteligente como uma parte da
direita portuguesa — esta de que citei três exemplos como amostra — começou a reagir ao incêndio-tragédia de Pedrógão
Grande, logo que as chamas abrandaram um pouco.
(…) o PSD de Passos Coelho é defendido no maior jornal on-line português —
o Observador —, onde [muitos dos seus
comentadores residentes] se
entreteram durante a semana a seguir ao incêndio a atacar . . . o
Presidente da República, inimigo de estimação de Passos Coelho, sem repararem
que estão a atacar o seu próprio eleitorado. Até parece que a falta de
inteligência da direita portuguesa, que alimentou as causas que deram origem ao
25 de Abril, está a ressurgir nestas obsessões redutoras sem soluções para
os problemas que têm de enfrentar (Maurício Barra. “Estado,
Partidos, Claques. A tragédia de Figueiró. E Nós !”. Blogue Grande Hotel, 26-06-2017).
A direita portuguesa anterior à revolução de 25 de Abril de 1974 não
precisava de pensar politicamente (Salazar e Caetano dispensaram-na dessa
maçada durante 48 anos), por isso parecia estúpida. A direita portuguesa actual
nada tem de estúpido; não pode dar-se a esse luxo porque tem de subsistir em
democracia. Parece-me, pois, mais correcto interpretar o seu comportamento
errático nos últimos dois anos como o resultado de um estado de estupor prolongado
por o poder governamental lhe ter escapado das mãos de um modo que não esperava. Mas uma
coisa é certa: a sua facção brutesca é seguramente uma admiradora entusiasta e reverente
do diabo e das suas imprevisíveis diabruras.
«Não veio o diabo,
mas veio o inferno.» Foi com estas sóbrias palavras de
satisfação por uma profecia de Passos Coelho (“Gozem bem as férias que em Setembro
vem aí o diabo”, 19-07-2016) ter excedido as suas melhores expectativas, ainda
que tardiamente, que João Marques de Almeida formulou o seu veredicto sobre o
incêndio de Pedrógão Grande (Observador, 25-06-2017).
Pedrogão Grande. Foto de Paulo Novais. Lusa |
O
imprevisível, seja esse imprevisível umas cheias, um fogo florestal ou um
engarrafamento em cadeia, tornou-se consequentemente no terror de quem nos
governa. (…) Donde a catástrofe, resulte ela de um incêndio ou de um factor
externo, como os mercados, que não se conseguem controlar com a verborreia do
costume, se ter tornado naquilo que os socialistas realmente temem — garante-nos Helena Matos (Observador, 26-06-2017), que, pelo visto, não teme o imprevisível, por mais catastrófico que seja: cheias, fogos florestais, engarrafamentos em cadeia, subidas galopantes das taxas de juro, etc.
Foto de Patrícia Melo Moreira. AFP. |
O diagnóstico de muitas, talvez a maioria, das cabeças pensantes da direita portuguesa é muito simples: o “Estado” sofreu um colapso em
Pedrógão Grande de que não recuperará tão cedo (se é que o fará). Que fazer
então perante tal catástrofe? Aqui, as opiniões dividem-se em duas linhas de argumentação, a saber:
1) uma linha cínica (e, na prática, quietista): «O Estado falhou porque não conseguiu evitar
as vítimas do incêndio. Mas não vale a pena protestar, porque temos o Estado
que merecemos. Não vale a pena apontar o dedo ao PS. Não vale a pena fingir que
o Estado que existe não é também, em enormíssima medida, obra nossa (PPD-PSD e
CDS-PP). Pintemos pois a cara de preto e batamos todos com a mão no peito: mea culpa, mea culpa, mea maxima culpa.»
2) uma linha oportunista (e, na prática, activista) : «O Estado falhou
porque não conseguiu evitar as vítimas do incêndio. Mas a ideia de uma comissão técnica independente de inquérito ao que aconteceu é uma péssima ideia do nosso querido
“líder”. Ela pode muito bem abrir a porta a um exame das acções e omissões de todos os inquilinos do Estado desde o 1º
governo constitucional até hoje, já que os eucaliptos levam 10 anos a crescer o
suficiente para ser rentável cortá-los e vendê-los, e os pinheiros-bravos
demoram o triplo do tempo. Ora, isso seria atribuir a responsabilidade pelos
piroverões em partes iguais aos partidos do “arco da governação” (na versão
Paulo Portas): PS, PPD-PSD e CDS-PP. Não, a única acção inteligente possível é
conseguir transformar o governo actual (PS) e a sua geringonça parlamentar (PS, BE, PCP, PEV) em bode expiatório para o que aconteceu em Pedrógão Grande. Se conseguirmos juntar ao rol o Presidente
da República, melhor, porque é um vira-casacas, cuja única função hoje é a de servir
de pau-de-cabeleira da geringonça. Exijamos que sejam eles, e só eles, a pintar
a cara de preto e a fazer acto de contrição pública: mea culpa, mea culpa, mea maxima culpa.»
A linha cínica foi argumentada por Vasco Pulido Valente e Helena Garrido,
entre outros:
A primeira
obrigação do Estado é garantir a segurança física dos cidadãos. Em Pedrógão
Grande o Estado Português não a cumpriu e mostrou assim a sua fraqueza e a sua
essencial ilegitimidade
(Vasco Pulido Valente. Observador, 25-06-2017).
A grande pergunta é
simples: porque havia de aparecer em Pedrógão Grande, por milagre flagrante do
Altíssimo, um Estado previdente, eficaz e responsável? Não apareceu; e, como de
costume, os mais fracos pagaram a conta. Seria bom que fizéssemos mais três
dias de luto (Vasco Pulido Valente. Observador, 25-06-2017).
Não, não chega fazer mais três dias de luto, afirma Helena Garrido.
Temos de pedir
desculpa a Pedrógão Grande. Porque somos nós os responsáveis por termos
viabilizado tanta mediocridade, por estarmos a fazer crer aos políticos que é
isso que queremos, coisas como diários da república verdes, declarações de
intenções nunca realizadas, estradas e obras de fachada. Políticas que geraram
um país profundamente desigual, onde uns são mais iguais que outros (H. Garrido. Observador,
22-06-2017).
A linha oportunista foi argumentada por uma série de comentadores (Rui
Ramos, Alberto Gonçalves, João Marques de Almeida, Gabriel Mithá Ribeiro,
Helena Matos, entre outros) e por Marques Mendes, um peso-pesado do PSD.
Não,
não é a altura para discutir a limpeza das matas e das bermas da estrada, a desertificação do interior, a propriedade rural, o aquecimento
global e a relação dos seres humanos com a natureza. Tudo isso são temas muito
interessantes, mas desta vez temos de resistir à mania nacional de fazer
derivar as conversas. Neste momento, há apenas uma questão relevante: o Estado
tem um sistema de protecção civil, e esse sistema falhou tragicamente. Porquê?
A “natureza” e os “problemas estruturais”, como o mitológico ordenamento do
território, não ilibam o sistema, porque a protecção civil existe para defender
as populações nas condições existentes, mesmo quando tudo é “muito rápido”, e
não apenas em condições ideais, como fossem aquelas em que o país se tivesse
desenvolvido de outra maneira ou a progressão dos fogos fosse sempre muito
lenta (Rui Ramos. Observador, 21-06-2017).
Em
Pedrógão Grande, o Estado falhou no solitário papel que lhe devia caber:
proteger fisicamente os cidadãos. Logo o Estado, de que os portugueses esperam
tudo e, no momento que importa, obtêm nada. Não é coincidência (Alberto Gonçalves. Observador, 24-06-2017).
Nenhuma explicação convence. Só há uma conclusão. O
Estado português é incapaz de proteger a vida dos portugueses perante acidentes
como o do incêndio de Pedrógão Grande. É um facto. O resto não passa de conversa (João Marques de Almeida.
Observador, 25-06-2017).
Em Pedrógão não aconteceu um erro. Negligência. Ou
falha. Tudo isso já tivemos e continuaremos a ter. Porque somos humanos. Não, o
que aconteceu em Pedrógão foi doutra natureza e apenas tem paralelo com as
cheias de 1967: o Estado não estava lá. As pessoas gritaram, as pessoas pediram
socorro, as pessoas fizeram o que as autoridades mandaram…e morreram (Helena Matos. Observador, 26-06-2017).
Não foram as
actuais autoridades que plantaram pinhais e depois os abandonaram? Pois não. Só
que não estamos a falar de “culpas”, mas de responsabilidades. Estar no poder é
assumir a responsabilidade: é prevenir, é mudar (Rui Ramos. Observador, 19-06-2017).
O reconhecimento da
responsabilidade constituiria talvez, dados os precedentes, a única mudança possível: pela primeira vez na sua história, o Estado em Portugal reconheceria não
ter estado à altura da confiança que os cidadãos tinham depositado nele. Para
isso, claro, seria preciso coragem. Haverá essa coragem? Sr. Presidente? Sr.
Primeiro-Ministro? Vão ter coragem de pedir desculpa, em nome do Estado, pelas
vidas perdidas, pelas famílias destruídas, pelas comunidades atormentadas
enquanto os senhores ocupavam os primeiros lugares do Estado? (Rui Ramos. Observador, 22-06-2017, [o realce a vermelho foi acrescentado por mim]).
Sim, como escreveu muito bem o Rui Ramos, os responsáveis
políticos devem um pedido de desculpas aos portugueses. Deve ser António Costa
a fazê-lo e na Assembleia da República, perante os representantes do povo
português. Se não o fizer, mostra que não está à altura das funções que exerce.
É muito simples (João
Marques de Almeida. Observador, 25-06-2017).
Por
que razões não será legítimo rotular politicamente de homicidas por negligência
ou, para usar uma retórica mais ajustada à esquerda, de assassinos por
negligência os responsáveis máximos de um estado que, face a um conjunto de
episódios graves com datas e locais inequívocos, socialmente não se livrará de
indícios sustentáveis que o apontam como responsável por muitas mortes, sendo
parte delas seguramente evitável? (Gabriel Mithá Ribeiro. Observador, 26-06-2017).
Luís
Marques Mendes acha “impossível não haver consequências políticas” para o
Governo dos fogos do passado fim de semana na zona Centro do país. O comentador
defendeu, este domingo, no seu comentário semanal na SIC, que a demissão da
ministra da Administração Interna “a prazo vai ser inevitável”, porque “é quase
impossível o Ministério Público não formular uma acusação de homicídio por
negligência” (Expresso, 25-06-2017).
São
os desastres, o imprevisível, o que vem de fora da cidadela mediática de
Lisboa, que fazem os governos socialistas chegar ao fim (Helena Matos. Observador, 26-06-2017).
O luto histriónico
de uma certa direita
Creio que as citações precedentes serão suficientes para
se perceber o vezo demagógico da prosa destes observadores.
Quem se der ao trabalho (penoso) de ler por inteiro as suas crónicas sobre os
incêndios florestais de Junho de 2017, verificará também que não há nelas
nenhuma referência aos relatórios e inquéritos que mencionámos. Os factos coligidos
por meio desses inquéritos e os acontecimentos relatados nesses relatórios não
existem para estes comentadores. No seu mundo fantasmagórico não há nada a inquirir,
nada a averiguar nem a discutir com base em factos devidamente atestados. Há só
ucasses e sentenças de condenação contra culpados designados de
antemão. Lendo-os torna-se mais fácil, pelo menos para mim, imaginar de que
massa eram feitos os inquisidores do Santo Ofício.
O luto carregado que exibem não é pelas vítimas dos
incêndios de Pedrógão Grande, Castanheira de Pera e Figueiró dos Vinhos. O luto
que exibem é pela ANPC e pela SIRESP S.A, mais exactamente pela sua crença de
que essas entidades eram suficientes para nos protegerem eficazmente, a todos, dos
efeitos nefastos do incumprimento e da inaplicação, durante décadas a fio, de leis e políticas públicas coerentes
de defesa da floresta e de prevenção dos incêndios florestais.
Essa crença morreu incinerada no momento em que cada um
destes observadores se imaginou na estrada nacional 236-1, no troço que liga Castanheira de Pera a Figueiró
dos Vinhos, no dia 17 de Junho entre as 20,10h e as 20,40h. Sim, foi aí que o inferno chegou (transportado, porventura, por um “downburst”). As jantes de automóveis de pessoas que aí foram apanhadas pelo incêndio, algumas de liga de alumínio, derreteram como se fossem manteiga. Os motores dos automóveis ficaram reduzidos a um montão de ferraria informe. Ficaram só as carcaças dos automóveis e os corpos dos seus ocupantes, vitimados pelo calor ou pelas chamas. Pode depreender-se destes e doutros factos que as temperaturas atingiram mais de 1200 graus centígrados nesse local *. Se, por hipótese académica, um avião-tanque anfíbio Canadair tivesse podido despejar a sua carga de água nesse local, muita dessa água ter-se-ia evaporado antes de tocar o solo.
Os ex-crentes não são, porém, capazes de perceber o que lhes fez perder essa crença. Falam de “falência/falhanço/fraqueza/ausência do Estado” para designar por antífrase uma tragédia anunciada, para camuflar a sua recusa em aceitar esta verdade comezinha, enunciada por um político também da sua área política mas lúcido:
Troço fatídico da estrada nacional 236-1. Foto de Rui Oliveira. Global Imagens. |
Os ex-crentes não são, porém, capazes de perceber o que lhes fez perder essa crença. Falam de “falência/falhanço/fraqueza/ausência do Estado” para designar por antífrase uma tragédia anunciada, para camuflar a sua recusa em aceitar esta verdade comezinha, enunciada por um político também da sua área política mas lúcido:
Num
país que, desgraçadamente, arde todos os anos como tem ardido, algum dia iria
chegar uma muito terrível catástrofe. Foi agora. E, não nos enganemos,
continuamos inteiramente à mercê doutra (José Ribeiro e Castro. Observador, 27-06-2017).
José Manuel
Catarino Soares
* P.S. Mais de um mês depois da publicação deste texto, a imprensa noticiou (cf. Correio da Manhã, 1-08-2017) que o Instituto de Medicina Legal concluiu, com base na autópsia dos corpos, que a temperatura no local atingiu os 900 graus centígrados, razão pela qual muitos dos corpos das vítimas da estrada nacional 236-1 se incendiaram sem sequer terem contacto com as chamas. A minha estimativa grosseira (e puramente dedutiva) de 1200 graus, feita com base nas informações então disponíveis, estava, pois, errada, por excesso. Apesar desse erro factual, creio, porém, que a linha de raciocínio subjacente se mostrou correcta, sugerindo uma ordem de grandeza (temperatura) aproximada para o calor infernal do ar que vitimou esses infelizes concidadãos.
* P.S. Mais de um mês depois da publicação deste texto, a imprensa noticiou (cf. Correio da Manhã, 1-08-2017) que o Instituto de Medicina Legal concluiu, com base na autópsia dos corpos, que a temperatura no local atingiu os 900 graus centígrados, razão pela qual muitos dos corpos das vítimas da estrada nacional 236-1 se incendiaram sem sequer terem contacto com as chamas. A minha estimativa grosseira (e puramente dedutiva) de 1200 graus, feita com base nas informações então disponíveis, estava, pois, errada, por excesso. Apesar desse erro factual, creio, porém, que a linha de raciocínio subjacente se mostrou correcta, sugerindo uma ordem de grandeza (temperatura) aproximada para o calor infernal do ar que vitimou esses infelizes concidadãos.
Muito bem fundamentado com uma visão justa e imparcial sobre uma tragédia tão grande. Gostei de ler. Parabéns ao Catarino. Um abraço
ResponderEliminarUm trabalho muito bem fundamentado e pertinente. Gostei. Muitos parabéns e um forte abraço
ResponderEliminarParabéns pela análise exaustiva, fundamentada e independente.
ResponderEliminarExcelente trabalho.
Abraço.
Arminda
Parabéns pela análise exaustiva, fundamentada e independente.
ResponderEliminarExcelente Trabalho.