Neste blogue discutiremos 5 temas: 1. A segurança social. 2. A linguagem enganosa. 3. As estruturas e os processos de desumanização criados pelas oligocracias contra a democracia. 4. A economia política (e.g. Petty, Smith, Ricardo, Sismondi), remodelada e crismada (no fim do século XIX) de "economia matemática", a qual teria o direito de se proclamar "ciência económica" (Ingl. economics) — um direito que não lhe será reconhecido aqui. 5. A literatura imaginativa (prosa e poesia).

29 março, 2020


Diário Intermitente da Pandemia do Novo Coronavírus SARS-CoV-2


José Manuel Catarino Soares


Em 26 de março de 2020 entrámos, em Portugal, na fase 3.2 de mitigação da pandemia do coronavírus SARS-CoV-2. Decidi, por isso, iniciar hoje, domingo, dia 29 de Março de 2020, um diário (intermitente) desta pandemia.

A motivação para o fazer é a de combater, tanto quanto está ao meu alcance fazê-lo, a desinformação (Ingl. “fake news”), a ignorância, os mitos e as fabulações conspirativas que circulam por aí, em catadupas e à velocidade da luz, sobre esta pandemia — sobre as suas origens, as suas causas, a sua propagação, sobre a forma de a combater, sobre as suas implicações, os seus efeitos e as suas consequências.

O meu ponto de vista será politológico — sendo a politologia (= o estudo sociológico da política) concebida como o ramo cívico da ética, da praxiologia e da sociotecnologia.  

A pandemia actual já mostrou ser um grande revelador de crenças, comportamentos e hábitos profundamente enraizados mas falsos e contraproducentes. Já mostrou também ser um grande revelador de imensas lacunas e confusões nos conhecimentos científicos elementares da população, em particular no campo da biologia. São esses aspectos que procurarei analisar e esclarecer, tanto quanto me for possível fazê-lo. Espero com isso conseguir contribuir para aumentar a capacidade de discernimento e levantar o moral dos leitores que visitem este blogue, além de instruir-me a mim próprio.

Investigadores do novo Coronavírus no Centro  Enshi para o Controlo e Prevenção da Doença (China). Fevereiro de 2020.  Foto de Yang Shunpi Xinhua, Eyvine, Redudu

O Diário da Pandemia do novo coronovírus SARS-CoV-2 que agora inicio é intermitente porque não o escreverei todos os dias, mas só quando me parecer que tenho coisas para dizer suficientemente interessantes para serem ditas em público. É um diário que fundirá, dada a sua índole, os diversos temas que estão inscritos no frontispício deste blogue e abrangerá também outros temas que os ultrapassam. Assim sendo, constitui uma ruptura com a linhagem dos artigos anteriores deste blogue que eram tematicamente compartimentados.

Todavia, há uma coisa que se mantém constante: não consigo lembrar-me, na presente conjuntura, de um assunto mais orwelliano do que a pandemia actual, em ambos sentidos do adjectivo “orwelliano” (v. a coluna “Sobre George Orwell” à direita deste texto).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentário a um artigo publicado na Tertúlia Orwelliana